Blog da maria

O Grito

O Grito
Edvard Munch

“O Grito”, é uma das mais famosas pinturas da história da arte ocidental. Foi pintada em 1893, em tinta a óleo, têmpera e giz pastel, sobre cartão, 91 x 73,5 cm. Feita em 4 versões, que estão no museu de Oslo, exceto a terceira, de 1895, que faz parte de uma coleção particular e está em Nova York.

Na pintura, Munch mostra uma pessoa que olha aterrorizada para o espectador. Não tem feições masculinas ou femininas e pode representar qualquer ser humano. O cenário é uma ponte e há outras duas pessoas, ao longe. A figura quase se funde à paisagem, com traços ondulados e sombrios. As cores escolhidas são vibrantes, entretanto, a sensação é de extrema tristeza e angústia.

No registro de seu diário, com data de 22 de janeiro de 1892, Munch escreveu: “Eu caminhava com meus amigos – ao pôr do sol – de repente o céu se torna vermelho- sangue. Eu parei, cansado, me apoiei na grade, sobre a cidade e o braço de mar azul-escuro. Via apenas sangue e línguas de fogo. Meus amigos continuaram. Eu tremendo de medo – senti um grito infinito que percorreu o Universo e que dilacerou a natureza”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Maria

“Ao longo de minha carreira artística pude aprimorar a minha forma de estimular a criatividade.

Fui me observando e cheguei à conclusão de que o processo criativo artístico necessita de quietude para fazer fluir os pensamentos, sendo que, para mim, apenas 1% é fruto da criatividade, os 99% restantes são de suor e de muito trabalho.”

Últimos posts