EDWARD HOPPER
Nesse vídeo sobre as emoções na arte, falando sobre a Melancolia vou apresentar o brilhante e importante pintor modernista, ilustrador e artista gráfico norte-americano do século XX. Edward Hopper, que nasceu em Nyack, cidade pequena do Estado de Nova York em 1882 e faleceu, aos 85 anos, na cidade de Nova York em 1967.
Estudou na Escola de Artes de Nova York (New York School of Arts) muito jovem. Hopper foi influenciado pelo Impressionismo durante algumas viagens que fez à Paris e Espanha entre 1906 e 1910. Ele demonstra pouco interesse pelos artistas do Fauvismo e Cubismo, mas criou um vínculo duradouro com o trabalho de Degas e Manet, adquirindo o gosto de desenhar e pintar ao ar livre, como os impressionistas faziam.
Trabalhou como ilustrador, mas sua paixão pela pintura foi mais forte e ele direciona seu olhar ao cotidiano, algo ainda não muito explorado. Em ambos os cenários urbanos e rurais, as suas obras refletem uma visão melancólica, cenários misteriosos e silenciosos, apesar de se manter um pintor acadêmico brilhante.
A sua obra “Quarto de Hotel” de 1931, óleo sobre tela, que se encontra no Museu Thyssen-Bornemisza de Madri, é a primeira de uma longa série de pinturas, a óleo, ambientadas em hotéis. Uma mulher sentada na borda da cama de um quarto de hotel – tirou o chapéu, o vestido e os sapatos, absorta em seus pensamentos. Existe uma luz de cima, criando forte contraste de luz e sombra, que Hopper acentua a fim de aumentar a força dramática da cena. O espaço é pequeno enquanto a longa linha diagonal da cama direciona nosso olhar para o fundo, onde uma janela com a persiana amarela, semiaberta mostra uma noite escura.
Segundo o escritor Alain de Bottons, no ensaio “Os Prazeres da Tristeza”, comenta que Edward Hopper no seu trabalho demonstra que o realismo não é meramente uma cópia literal ou fotográfica do que vemos, mas uma interpretação. Suas pinturas, constituem um registro único da sociedade em mudança nos EUA, na virada só século XX.
A sua obra “Quarto de Hotel” de 1931, óleo sobre tela, que se encontra no Museu Thyssen-Bornemisza de Madri, é a primeira de uma longa série de pinturas, a óleo, ambientadas em hotéis. Uma mulher sentada na borda da cama de um quarto de hotel – tirou o chapéu, o vestido e os sapatos, absorta em seus pensamentos. Existe uma luz de cima, criando forte contraste de luz e sombra, que Hopper acentua a fim de aumentar a força dramática da cena. O espaço é pequeno enquanto a longa linha diagonal da cama direciona nosso olhar para o fundo, onde uma janela com a persiana amarela, semiaberta mostra uma noite escura.
Segundo o escritor Alain de Bottons, no ensaio “Os Prazeres da Tristeza”, comenta que Edward Hopper no seu trabalho demonstra que o realismo não é meramente uma cópia literal ou fotográfica do que vemos, mas uma interpretação. Suas pinturas, constituem um registro único da sociedade em mudança nos EUA, na virada só século XX.