Minha primeira obra de arte
Adoro lembrar de um desenho em lápis de cor sobre cartolina, feito por mim quando tinha por volta de 10 anos, eu estudava no Colégio Nossa Senhora do Horto, em Uruguaiana e participei de um concurso, eu fiz uma colegial com uniforme do colégio, ela era grande no papel, meio corpo, olhar expressivo, usava a gravata e eu ganhei o primeiro lugar. Que emoção! Tenho certeza de que foi o grande estímulo para continuar sempre desenhando pela vida.
Os primeiros trabalhos que vendi, foram abstratos pintados depois de 1983, mas os que mais me emocionaram foi a série que se chamou “Tombamento Artístico das Casas de Vacaria”, que participou da Exposição Coletiva Raízes de Vacaria – Casa do Povo – 1996. Eram 10 trabalhos, técnica mista sobre papel canson (48 x 36 cm). A técnica era aguada de chá preto ou café diluídos, lápis aquarela e nanquim.
Em 2011, morando em Genebra, voltei a pintar e resolvi pintar aquarela na tela. Não foi fácil, na verdade um grande desafio, porque sempre tinha pintado aquarela no papel e na tela o efeito é diferente. Depois de muitas tentativas, numa tela pequena (24 x 18 cm), pintei um abstrato que me satisfez.
Em 2013 fiz minha primeira exposição individual em Genebra, na Livraria Camões, todos os trabalhos eram abstratos em aquarela sobre tela e a primeira tela vendida foi o trabalho do convite da exposição, se chama “Lausanne” (50 x 40cm), série esta que me deu muita satisfação em pintar e ter o reconhecimento das pessoas, mostra que estou no caminho certo, desenvolvendo e enriquecendo meu potencial criador.