A maioria dos artistas pintaram incríveis autorretratos, entre eles Jean-Étienne Liotard, Van Gogh, Cézanne, Ferdinand Hodler, Paul Klee, Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Salvador Dalí, Frida Kahlo, Amedeo Modigliani, Andy Warhol e outros…
O ser humano sempre foi propenso em retratar a sua própria imagem. Isso foi reforçado principalmente a partir do Renascimento, quando o homem passa a ser o “Centro do Universo”, momento em que os artistas utilizam o retrato para o registro de pessoas e famílias burguesas.
O Autorretrato servia, entre outras coisas, para deixar a própria imagem do artista eternizada, além de expressar o que sentiam, tanto suas emoções quanto seus pensamentos. É uma forma antiga de representação imagética e exercício, presente já no antigo Egito.
Desde então, muitos dos antigos mestres e também os artistas modernos reproduziram sua própria imagem, em uma variedade de técnicas por diversos motivos, sejam eles artísticos ou de autopromoção.
Eu pessoalmente, acho que é um grande desafio se retratar. O meu primeiro autorretrato foi na época da universidade, uma proposta da professora de desenho e tinha que ser feito em casa, porque tínhamos que estar em frente ao espelho, lembro de me divertir usando uma vela como fonte de luz, foi um desenho a lápis preto e outro colorido. Depois fiz vários outros, como exercício de rosto humano, usando fotos minhas, sempre em desenho, em diferentes épocas.