Como os artistas traduzem as emoções?
Vocês já pensaram como os artistas nos mostraram ou traduzem as EMOÇÕES em suas obras?
Bem antes da era do selfie e emojis, muito usados hoje, os sentimentos humanos geravam uma experiência incrível e eram retratados ou pintados por artistas desde o início da humanidade. Quem nos mostra isso é a História da Arte.
Se olharmos os Gregos, vemos a representação das emoções por corpos em movimento. Na baixa Idade Média, por volta de 1300 d.C., aparecem nos murais, afrescos e vitrais das igrejas Góticas. Mas realmente, os artistas do Renascimento Italiano, depois de 1420 representaram e estudaram as emoções.
O historiador de arte Michael Baxandall, escreve sobra a obra “Adão e Eva Expulsos do Paraíso” de Masaccio, a pintura mostra o drama inaugural da humanidade sem nada esconder, a Vergonha e a Dor, a partir dos aspectos dos rostos e corpos do primeiro casal bíblico. A obra é um afresco de 1424 da Igreja Santa Maria de Carmine, em Florença (214 x 88cm).
Então de fato, a partir do Renascimento aparecem o RISO, a DOR, a RAIVA, a MELANCOLIA, o MEDO nas obras de arte. E as emoções estão presente até hoje, na pintura Contemporânea, muito claramente.