Blog da maria

Como os artistas traduzem as emoções?

Como os artistas traduzem as emoções?

Vocês já pensaram como os artistas nos mostraram ou traduzem as EMOÇÕES em suas obras?

Bem antes da era do selfie e emojis, muito usados hoje, os sentimentos humanos geravam uma experiência incrível e eram retratados ou pintados por artistas desde o início da humanidade. Quem nos mostra isso é a História da Arte.

Se olharmos os Gregos, vemos a representação das emoções por corpos em movimento. Na baixa Idade Média, por volta de 1300 d.C., aparecem nos murais, afrescos e vitrais das igrejas Góticas. Mas realmente, os artistas do Renascimento Italiano, depois de 1420 representaram e estudaram as emoções.

O historiador de arte Michael Baxandall, escreve sobra a obra “Adão e Eva Expulsos do Paraíso” de Masaccio, a pintura mostra o drama inaugural da humanidade sem nada esconder, a Vergonha e a Dor, a partir dos aspectos dos rostos e corpos do primeiro casal bíblico. A obra é um afresco de 1424 da Igreja Santa Maria de Carmine, em Florença (214 x 88cm).

Então de fato, a partir do Renascimento aparecem o RISO, a DOR, a RAIVA, a MELANCOLIA, o MEDO nas obras de arte. E as emoções estão presente até hoje, na pintura Contemporânea, muito claramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Maria

“Ao longo de minha carreira artística pude aprimorar a minha forma de estimular a criatividade.

Fui me observando e cheguei à conclusão de que o processo criativo artístico necessita de quietude para fazer fluir os pensamentos, sendo que, para mim, apenas 1% é fruto da criatividade, os 99% restantes são de suor e de muito trabalho.”

Últimos posts