Blog da maria

Exposição imersiva de Frida Kahlo

Exposição imersiva de Frida Kahlo

No dia 28 de janeiro de 2023, tive um presente de aniversário diferente e maravilhoso. Fomos para Lausanne na Suíça, ao Centro de exposições Beaulieu, para assistir uma experiência incrível sobre essa artista que admiro tanto e que realmente é surpreendente. Esse tipo de exposição é muito atual e nos mostra uma outra forma de admirar obras de determinado artista.

Você entra num espaço gigantesco, em que participa integralmente da história da artista. Dentro tem bancos grandes, tem tamboretes altos, alguns pufes espalhados no grande espaço e o áudio é uma voz feminina – em francês, porque estamos na Suíça Romande, e essa voz seria de Frida contando a sua vida… tudo o que estamos vendo está sendo relatado.

Realmente é bem diferente de estar num museu comum, no qual se olha pequenas telas e silenciosamente admira as obras de um determinado artista. Valeu muito e pretendo assistir outras exposições neste estilo!

Frida Kahlo, nasceu em 6 de julho de 1907 e faleceu em 13 de julho de 1954, em Coyacan, na região metropolitana da Cidade do México. Viveu intensamente 47 anos.

Foi uma artista à frente do seu tempo, sua trajetória foi curta e marcada por força de vontade, sofrimento, paixões e luta. Ainda jovem sofreu um acidente com o bonde em que ela estava. Como resultado, foi submetida a várias cirurgias. Ficou acamada por um longo tempo e foi nesse período que a pintura entrou na sua vida. “Eu não estou doente, eu estou despedaçada, mas me sinto feliz por estar viva enquanto eu puder pintar” (Frida Kahlo).

Frida nunca escondeu sua dor e fragilidade tanto física e emocional, pintando autorretratos que abordavam suas questões e muitas mulheres em todas as partes do mundo, identificaram-se com suas dores, desprazeres e decepções.

Sempre muito autêntica e orgulhosa de sua origem, fazia questão de trazer referências do México para sua obra e seu visual. Deixou um consistente legado cultural para o mundo, não só nas artes visuais, mas também na literatura, no cinema e na moda.

Em 1958 foi criado o Museu Frida Kahlo, na chamada “Casa Azul”, local em que Frida nasceu e viveu a maior parte de sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Maria

“Ao longo de minha carreira artística pude aprimorar a minha forma de estimular a criatividade.

Fui me observando e cheguei à conclusão de que o processo criativo artístico necessita de quietude para fazer fluir os pensamentos, sendo que, para mim, apenas 1% é fruto da criatividade, os 99% restantes são de suor e de muito trabalho.”

Últimos posts