MARIA LAGRANHA | ARTISTA PLÁSTICA
Para quem me conhece e para os novos sou desenhista, pintora, professora de Artes Visuais e artesã. Nasci em Uruguaiana na fronteira Oeste do RS, na divisa entre Brasil, Uruguai e Argentina. Sou mãe da Elisa e Gustavo e avó do Miguel, meus amores.
Cursei Licenciatura em Educação Artística na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e desde 1983 trabalhei como professora de Artes, para adolescentes e adultos, em escolas e Ateliês.
Fui professora e aluna no Ateliê Livre de Vacaria (ASVAAL -RS – Brasil) entre 1983 e 2000) participei de várias exposições coletivas e individuais.
Em 2001 viajei para a Europa, cheguei em Milão -Itália, fui para Sevilha- Espanha e trabalhei como auxiliar de artistas de Sevilha, restaurando um altar de madeira da Catedral de Alconera – um “pueblito blanco” – na Estremadura Espanhola. Viajei para Lisboa, Londres e em 2010, mudei para Genebra- Suíça, onde vivo e trabalho atualmente.
Em 2012 voltei a pintar, fiz contato com artistas e em 2014 participei do “Salon du Livre de Genève”, convidada pelo estande Varal do Brasil, com a série “Cores do Brasil” e criei a capa da coletânea Varal Antológico. Atualmente estou expondo a série “Os Nativos do Sul do Brasil” em aquarela sobre tela, no Café Cult de Genebra.
Minha paixão é arte e artesanato, sempre agradeço as oportunidades que tenho, as experiências, os ensinamentos, o trabalho, a persistência, as viagens, as boas energias…, mas nunca desisto de meu sonho de poder compartilhar tudo isso e empreender na Educação. Isso me move todos os dias: eu acredito!