Blog da maria

MARIANNE NORTH

MARIANNE NORTH

Foi uma artista pintora Naturalista e Artista Botânica Inglesa. Ela nasceu em 1830 em Hastings e faleceu em 1890 em Alderley, Inglaterra -UK.

“A arte botânica nos tempos vitorianos foi pintada em aquarela sobre fundos claros. Isso era para retratar a cor das plantas de uma maneira realista.” (info@kew.org)

Marianne North tinha 26 anos quando visitou Kew Gardens, em Londres e sentiu-se inspirada com as vegetação e flores que viu. Começou a pintar com o apoio de seu pai.

Após a morte de sua mãe, ela iniciou a viajar com seu pai. Em 1860 viajaram pela Europa e Oriente Médio, visitaram a Suíça e Egito. Quando seu pai faleceu em 1869, ela decidiu prosseguir sua ambição inicial de pintar a flora e fauna de países distantes, possivelmente como uma forma de ajudá-la a superar sua dor.

Em 1871, Marianne viajou para o Canadá, Estados Unidos, Jamaica, residiu um ano no Brasil, onde realizava seu trabalho de pintora em uma cabana no interior da floresta. Em 1875, foi ao Tenerife, e iniciou uma viagem ao redor do mundo, e por 2 anos pintou a flora e fauna da Califórnia, Japão, Bornéu, Java e Ceilão. Passou o ano de 1878 na Índia.

Voltando à Grã-Bretanha, ela exibiu uma série de desenhos em Londres e ofereceu sua coleção ao Royal Botanic Gardens em Kew Gardens de Londres e forneceu recursos para construir uma galeria para abrigá-los.

Por sugestão de Charles Darwin, Marianne rumou para a Oceania em 1880, por um ano ela retratou imagens da Austrália e Nova Zelândia. Sua galeria em Kew foi inaugurada em 1882. Em 1883 Marianne visitou a África do Sul. Entre 1884- 1885 pintou em Seychelles e no Chile.

Marianne North faleceu em Alderley- Gloucestershire, Inglaterra em 30 de agosto de 1890, aos 60 anos, e foi sepultada na Igreja local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Maria

“Ao longo de minha carreira artística pude aprimorar a minha forma de estimular a criatividade.

Fui me observando e cheguei à conclusão de que o processo criativo artístico necessita de quietude para fazer fluir os pensamentos, sendo que, para mim, apenas 1% é fruto da criatividade, os 99% restantes são de suor e de muito trabalho.”

Últimos posts