Blog da maria

Minha Contribuição como Artista para a Sociedade

Sempre agradeço cada momento da minha vida, as oportunidades que tenho, as experiências incríveis e até os momentos não tão maravilhosos, já que trazem grandes ensinamentos.

Então, penso qual seria minha contribuição social como artista?

Olho pra trás e vejo que sempre fui muito solidária e abracei causas por aqueles que por um motivo ou outro tiveram menos oportunidades na vida. Discuti por colegas e participei do centro acadêmico na universidade. Sou professora de artes e através do ensino e bons exemplos posso fazer algo para que o mundo seja mais humano e equitativo para todos.

No meu trabalho como artista, sempre tive uma preocupação em mostrar o processo e transmitir minhas experiências. Participei ativamente do Atelier de Vacaria como fundadora da ASVAAL, aluna e professora, e consegui ver resultados surpreendentes, agradecimentos e reconhecimento por parte dos meus alunos e colegas.

As questões mais importantes para mim são a educação básica de qualidade como um bem comum para a humanidade e o cuidado com o meio-ambiente. Reflito cada vez mais que o ser humano precisa deixar de competir e começar a cooperar. Arregaçar as mangas e trabalhar juntos para que o Planeta Terra e a Biosfera – os seres vivos, os rios e oceanos, o solo e as florestas sejam respeitados e preservados.

Quando observo as minhas pinturas, desenhos e colagens percebo como a minha arte está ligada a questões da história ou cotidiano dos povos indígenas, que circulam pelas ruas do Sul do Brasil e me sinto feliz. Mostrar a exuberância dos pássaros com emoção e as cores da natureza sempre deixando o recado que esta é a natureza que deve ser defendida e protegida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Maria

“Ao longo de minha carreira artística pude aprimorar a minha forma de estimular a criatividade.

Fui me observando e cheguei à conclusão de que o processo criativo artístico necessita de quietude para fazer fluir os pensamentos, sendo que, para mim, apenas 1% é fruto da criatividade, os 99% restantes são de suor e de muito trabalho.”

Últimos posts