Blog da maria

Minha primeira obra em aquarela sobre tela

Minha primeira obra em aquarela sobre tela

Vida de artista é assim, sempre criando…imaginando …questionando…fazendo…

Tive um encontro inusitado, numa pequena cidade da Itália, com uma marchant de arte de São Paulo, em 2009. Depois de conversarmos um pouco, falei que amava desenho e pintura, ela perguntou que técnica que estava trabalhando ultimamente, respondi que as últimas pinturas tinham sido acrílicas sobre tela. Então, ela me falou: – Pinta aquarela sobre tela. Entregou o seu cartão e continuou: – Pinta e me conta o resultado.

Voltei pra Genebra e como andava fazendo uns desenhos baseados nas visitas que fazia na Suíça, resolvi comprar aquarela, papel canson e pintei alguns abstratos e não consegui bons resultados. Comprei alguns cartões telados (Canvas Board) e me arrisquei a pintar aquarela na tela e amei! O efeito é incrível e você não corre o risco de queimar a aquarela, como pode acontecer no papel.

Então, molhei a tela e fiz esse abstrato misturando tons de verde, cinza, uma pitada de vermelho e azul… gostei do efeito e considero a minha primeira obra em aquarela sobre tela, pintada em 2011.

Em 2012, fiz a série Abstratos, em aquarela sobre tela, baseada em fotos tiradas em Lausane, Nyon e Genebra, que resultou na minha primeira exposição na Livraria Camões de Genebra em 2013.

Em 2014 fiz a série Cores do Brasil, em aquarela sobre tela, que exibi no 28º Salon International du Livre et de la Presse de Genève, no stand Varal do Brasil, a convite de Jacqueline Aiseman.

Em 2021 apresentei Os Nativos do Sul, também em aquarela sobre tela, no Café CULT em Genebra.

Adoro pensar que esse desafio que começou em 2009 na Itália, com disciplina, suor e alegria, deu frutos.

E como pergunta Paul Klee, na sua Teoria da Arte Moderna: “Quais são os poderes da linha, espaço, forma, cor, como eles expressam nossa consciência atual de nós mesmos e do universo?”

O que você acha da frase de Paul Klee, concorda ou discorda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Maria

“Ao longo de minha carreira artística pude aprimorar a minha forma de estimular a criatividade.

Fui me observando e cheguei à conclusão de que o processo criativo artístico necessita de quietude para fazer fluir os pensamentos, sendo que, para mim, apenas 1% é fruto da criatividade, os 99% restantes são de suor e de muito trabalho.”

Últimos posts