Preciso ser disciplinado para ser artista?
Segundo Pitágoras (filósofo e matemático grego 570 a.C. – 496 a.C.) “Com organização e tempo, acha-se o segredo para fazer tudo, e fazer bem-feito”. Enfim, a capacidade de seguir padrões, rotinas são importantes e, muitas vezes, precisamos ter persistência para dar conta de tudo e ainda enfrentar as dificuldades eventuais.
Em diversas profissões, ser disciplinado é ainda mais importante para alcançar o sucesso, na área esportiva, por exemplo. O tempo dedicado à realização de um objetivo é na verdade um esforço contínuo que caracteriza as pessoas disciplinadas. Para conquistar o que se deseja é preciso fazer alguma atividade rotineiramente, fazer um pouquinho todo dia.
O disciplinado tem de definir prioridades e renunciar a algumas coisas a fim de cumprir sua meta. A mente disciplinada é, de longe, a que mais produz resultados positivos na vida pessoal e profissional do ser humano. Ser disciplinado significa ter hábitos que lhe permitem progressos constantes e, essencialmente, infinitos no domínio de uma determinada habilidade.
Um artista também tem que ter disciplina, rotina e tempo para trabalhar e criar. É só olhar as histórias dos artistas famosos e ver por que eles pintam, dançam, escrevem, tocam um instrumento musical, esculpem maravilhosamente… porque eles fazem isso sempre! Talvez não com uma rotina severa, mas certamente um pouco cada dia.
Minha última série, que se chamou “Os Nativos do Sul “, aparecem pássaros e indígenas do Sul do Brasil…comecei a pesquisar sobre os pássaros e procurar fotos dos indígenas em 2017 e a exposição com 18 telas só foi exposta em 2021, foram 4 anos de trabalho diários, primeiro na pesquisa e depois para pensar cada tela e as etapas da pintura.
Os pássaros são realistas, eles exigiram muito trabalho. Trabalhei muito, amei criar essa série, me sinto satisfeita e realizada por mostrar um pouco da nossa região Sul e de questões que são tão importantes.