Saúde física e mental e a arte
A arte é um poderoso canal de expressão da Subjetividade humana. Traz a possibilidade de o indivíduo acessar conteúdos emocionais e fazer uma reconstrução, através da própria atividade artística.
VAN GOGH – pintor impressionista holandês (1853 – 1890). A biografia de Van Gogh é uma referência importante para compreender possibilidades terapêuticas do trabalho criativo frente as perturbações emocionais. A sua obra é caracterizada por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas.
EDVARD MUNCH – pintor norueguês (1863 – 1944), um dos precursores do impressionismo e Expressionismo. Artista famoso, suas obras clássicas sempre comunicaram a angústia do isolamento. “O Grito”, é considerada como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural.
OSWALDO GOELDI – desenhista, ilustrador, gravador e professor brasileiro (1895 – 1961). As gravuras do carioca, sempre apresentaram uma onda sombria, mostrando solidão nos espaços públicos, especialmente mostrando pessoas que eram marginalizadas pela sociedade.
FRIDA KAHLO – pintora mexicana (1907 – 1954), conhecida pelos seus autorretratos e retratos surrealistas. Sua vida e sua arte foram moldadas profundamente pela deficiência. Quando criança contraiu poliomielite e na adolescente sofreu um acidente de ônibus. Após o acidente, ficou presa a uma cama com frequência e criou muito de sua obra lá. A cama tinha um grande espelho preso ao dossel. Este momento difícil, de dor, isolamento e agonia se expressa muito bem em sua maravilhosa obra.
IBERÊ CAMARGO – foi um pintor, gravador, desenhista e professor gaúcho. (1914 – 1994). É considerado um dos principais representantes da Arte Moderna no Brasil. Conhecido por suas pinturas com força dramática, os carretéis, as ciclistas e pelas figuras amorfas que ele dava o nome de “idiotas”.
NISE DA SILVEIRA – (1905 – 1999). A psiquiatra Nise da Silveira, em 1940, trabalhou no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, fundou a seção de Terapêutica Ocupacional, no Engenho de Dentro,RJ . Culminando na Exposição dos Artistas do Centro Psiquiátrico em 1947.