VINCENT VAN GOGH
GRANDES ARTISTAS
Nasceu em 1853, na pequena cidade de Zundert, na Holanda, perto da fronteira com a Bélgica e faleceu em 1890, aos 37 anos, em Auvers- sur- Oise, no norte da França.
As suas obras incluem Paisagens, Natureza-Morta, Retratos e Autorretratos, caracterizados por cores dramáticas e vibrantes além de pinceladas impulsivas e expressivas, que tiveram grande influência sobretudo na vertente expressionista e contribuíram para as fundações da Arte Moderna que trouxe distinção para o estilo do pintor.
Esse pintor de sóis silenciosos, girassóis brilhantes e de “A Noite Estrelada”, é descrito por Hughes como um momento de extremo êxtase visionário: as estrelas em um grande turbilhão, enquanto o movimento do céu é refletido pelo movimento do cipreste.
Com suas largas pinceladas, perspectivas inventivas, cores, contornos e desenhos, essas obras representam o estilo que ele buscava. O pintor ampliou seus temas que incluíram Oliveiras, Ciprestes, campos de Trigo e muitos Girassóis.
Van Gogh tentou aprimorar uma palheta mais colorida durante sua estadia em Paris entre 1886 e 1887. Seu retrato de Père Tanguy, onde trabalha cores complementares, ele dizia: “as cores expressam algo por si próprias”.
O amarelo era sua cor mais importante, pois simbolizava a verdade emocional. Era usada como símbolo de luz do Sol e Deus.