Blog da maria

WILLIAM TURNER

WILLIAM TURNER
GRANDES ARTISTAS

Joseph Mallord William Turner nasceu em 23/04/1775. Foi pintor, músico, gravurista e aquarelista do século XVIII, período Romântico, inglês.

Nasceu em Londres, Coventry Garden, foi extremamente precoce, brilhante e bem-sucedido. Iniciou na arte aos 13 anos com seus desenhos e, aos 15 anos, atingiu sua reputação e ingressou na Real Academia de Artes de Londres.

Começou como pintor topográfico e pouco a pouco foi se inclinando para as paisagens (marinhas).

Algum tempo depois fez sua primeira viagem à Paris. Visitou o Museu do Louvre e ficou impressionado com as pinturas de Lorrain e Poussin.

Turner dedicou-se à pintura da paisagem com paixão, energia, força…
Seus trabalhos transmitem uma emoção extrema e foi considerado o principal artista da época Romântica, no Renascimento.

Uma de suas preocupações principais foi a aplicação da luz e sua incidência sobre as cores da maneira mais natural possível. Estudou os paisagistas holandeses do século XVIII.

Em sua obra os motivos eram em geral paisagens, e o mar era uma constante nos quadros de Turner. Também foi de grande relevância para sua pintura a viagem que fez a Veneza em 1812, quando conseguiu criar uma atmosfera especial nos quadros, que mais tarde os pintores Impressionistas retomariam. (Van Gogh, Monet, Renoir, Pissaro, Degas …)

De 1830 a 1840, Turner deixou de lado a forma e criou espaços voláteis de nuvens e cores, como em “Chuva, Vapor e Velocidade” (1844), que remete aos quadros abstratos do século XX.

Ele deixou 550 pinturas a óleo, 2 mil aquarelas e 30 mil obras em papel.

Pode-se argumentar que o artista William Turner foi o primeiro verdadeiro impressionista entre os mestres ingleses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Maria

“Ao longo de minha carreira artística pude aprimorar a minha forma de estimular a criatividade.

Fui me observando e cheguei à conclusão de que o processo criativo artístico necessita de quietude para fazer fluir os pensamentos, sendo que, para mim, apenas 1% é fruto da criatividade, os 99% restantes são de suor e de muito trabalho.”

Últimos posts